Como um blog virou negócio

Se tem uma referência do Brasil que tenho comentado muito com meus clientes é essa! Estou falando do Tudo Orna, um blog criado em 2010 por três irmãs de Curitiba. Poderia ser como qualquer outro blog que inicia como hobby e logo morre por outras prioridades. Mas não é esse o caso! Estamos falando de um blog que virou negócio, aliás, várias linhas de produto.

Você agora me pergunta: o que isso tem a ver com Comunicação Corporativa? Tudo! Esse é um case que mostra a possibilidade de usar conteúdo para negócios novos e até ampliar atuais! Além disso, aponta a importância do branding e da estratégia de Comunicação. Bem, vou contar então um pouco mais dessa história para você entender.

O que é o Tudo Orna

Tudo Orna é um blog que começou com essas garotas, que se intitulam Irmãs Alcântara, para abordar temas que gostam: moda, fotografia, decoração e beleza. O blog foi crescendo e ganhando plataformas super apropriadas aos tópicos, como o Pinterest. Até que a alma empreendedora delas desabrochou.

Elas criaram linhas de produtos e começaram a usar os canais proprietários para divulgá-las! Como entendem muito do público que têm, foi possível desenvolver a marca ORNA, de acessórios, e a ORNA Makeup, voltada à beleza.

O apartamento que uma delas estava construindo para viver com o futuro marido também virou marca! Estou falando do Apartamento33, um case do Instagram por obter diversas parcerias de fabricantes de itens de acabamento e decoração. A Débora Alcântara fechou parcerias com diversas empresas em troca de exposição no perfil @apartamento33. Isso rendeu a ela uma casa decorada, dinheiro e ainda mais reputação, pois é um ótimo exemplo de história de sucesso nessa rede social.

Mas não pára por aí! Existe ainda o ORNA Café, um espaço materializado em Curitiba que traduz todos os conceitos defendidos pelo que podemos chamar de holding das Irmãs Alcântara.

Hoje as Irmãs Alcântara estão entre as grandes produtoras de conteúdo do Brasil. Conquistaram público, reputação e expandiram para várias linhas de negócio, com uma estratégia e um branding bem estruturados.

Muito além de conteúdo

Como vimos, além de as Irmãs Alcântara trabalharem muito bem o conteúdo e conhecerem a audiência, elas têm estratégia e muito branding! Um exemplo de estratégia que dá suporte ao branding é a criação do Efeito Orna, que propõe ser uma comunidade que estimula mulheres jovens que querem empreender.

O que tem por trás do Efeito Orna? Além de ter seu papel social, o Efeito Orna é uma escola de branding. Usando o nome delas e a marca Orna como referência, as irmãs criaram mais um novo produto. E imaginamos que deve ser rentável, certo?

Fora do Brasil existem outros exemplos de blogueiras que empreenderam, conseguiram diversificar negócios e criaram comunidades! Um deles é o Girl Boss ou é o Female Travel Bloggers. E tem vários outros.

O que podemos aprender com as Irmãs Alcântara

Que um blog pode dar dinheiro? Mais do que isso! As iniciativas criadas por elas nos ensinam muita coisa para adotar na Comunicação nas empresas:

1 – Conteúdo de qualidade pode contribuir para atrair e fidelizar público;

2 – Conhecer bem o público auxilia na identificação de novas oportunidades de negócio;

3 – Propósitos bem embasados, fiéis e que permeiam todas as ações auxiliam na reputação;

4 – É possível criar uma conexão direta com quem partilha dos mesmos valores e se identifica com a marca;

5 – Branding e, ainda, estratégia e planejamento de comunicação são peças importantes para desenvolver e manter negócios;

6 – Os canais digitais podem – e ajudam – a divulgação, mas é importante considerar a conexão, o entendimento do público, o propósito e a qualidade de que falamos nos tópicos anteriores.

É importante dizer que tudo isso não acontece da noite para o dia. Branding, estratégia, planejamento, concepção de propósito, conteúdo de qualidade, entendimento de público, conexão com o público e sucesso no ambiente digital são todos temas que demandam muito trabalho, horas de sono e suor.

Convido então você a conhecer a história com mais detalhe e contada por elas no Efeito Orna!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s