COMsulting | SemioticLab

A COMsulting | SemioticLab é nossa consultoria de análise semiótica da marca, da comunicação e da experiência. Por meio de estudos, ajudamos a entender como a empresa comunica aos públicos e os faz sentir, pensar e experienciar.

É uma ferramenta importantíssima para diagnóstico e para revisitar as ações de comunicação, bem como adequar a plataforma de marca. Ajuda alinhar o branding e os objetivos de comunicação.

Sabemos que o conceito de semiótica é bem complexo, mas vamos ajudar você a entender! 

O que é semiótica?

A semiótica é uma área de estudos criada na França nos anos 1980. Nasceu da necessidade de criar procedimentos rigorosos de análise e de atestar resultados. Uma de suas grandes contribuições é auxiliar as empresas a identificar os efeitos de sentido da comunicação, ou seja, o que o público entende e para eles significa cada contato (interação) que tenham com uma empresa e sua comunicação.

Ainda não entendi! Como um semioticista pode auxiliar minha empresa?

Sim, o conceito é complexo. Mas vamos simplificar! Por uma forma de analisar, são obtidas informações qualitativas sobre como são percebidos e sentidos produtos, canais, marcas, experiências, lugares, entre outros inúmeros itens. Cada país, cada grupo interpreta/percebe as coisas de uma forma. Às vezes o efeito de uma forma, uma cor, um trajeto na loja ou o uso de uma palavra é a chave do sucesso ou pode causar grande dano à imagem de uma empresa. É por isso que estudamos a dosagem dos “ingredientes” relacionados aos signos que estão envolvidos no discurso, a entonação dada pela comunicação e os canais e ambientes selecionados pelos clientes. 

Como ocorre essa consultoria?

Primeiro vamos entender qual é a questão que a aflige a companhia. Às vezes ela está relacionada à plataforma de marca, ao design dos produtos e à forma como o cliente circula em um ambiente digital ou em um lugar físico, como uma loja ou um prédio.

A partir dessa identificação, propomos o que deve ser analisado e como será o projeto. O trabalho será conduzido como se o objeto (marca, lugar, comunicação, interações, entre outros) fosse um texto a ser lido e entendido. Assim, até o prédio sede de sua empresa pode ser interpretado para entendermos como a forma que ele está construído influi na circulação das pessoas, em como se sentem passando por ele e no que ele impacta na percepção sobre a companhia.

O que é entregue?

Realizamos uma apresentação com todo o diagnóstico e propomos uma série de ações voltadas ao objeto de análise. Um dos exemplos mais famosos desse tipo consultoria é a do francês Jean-Marie Floch, que estudou os supermercados e construiu a maneira como as gôndolas estão organizadas hoje. Se existem hoje produtos situados perto dos caixas, é resultado desse trabalho! E, no todo mundo, muitos logos, plataformas de marca, produtos e canais já foram reposicionados com base em análises de semioticistas.

Qual a especialização de vocês?

A Daniela Norcia, sócia-fundadora da COMsulting, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pela Université de Haute Alsace, na França. Seus estudos no Brasil e na França contribuíram para seu alto nível de especialização. Além disso, ela tem quase duas décadas de experiência em comunicação corporativa e atuou tanto em grandes empresas quanto em agências. Assim, a consultora alia o entendimento do cliente e do mercado ao conhecimento técnico e teórico.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Clique aqui para conhecer todo nosso portfólio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s